sexta-feira, 11 de março de 2016

CCZ realiza palestra sobre dengue, zika e chikungunya para professores da rede municipal de ensino





Professores da rede municipal de ensino de Niterói participaram nesta quarta-feira (09/03) de uma palestra sobre arboviroses (dengue, febre de chikungunya e zika) realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Centro.  A apresentação integra as ações da Semana Saúde na Escola, projeto do Programa Saúde na Escola (PSE), Ministérios da Educação e Saúde, que este ano tem como tema Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti.

Ministrada pela coordenadora do IEC, Maria da Glória Moreira, a atividade se desenvolveu através de bate papo interativo com exibição de slide-show.  O objetivo foi intensificar e aperfeiçoar conhecimentos, sobretudo à questão da zika e aos recentes casos de microcefalia em bebês relacionados a esta doença no país. 

O corpo docente aprofundou os conhecimentos sobre o mosquito Aedes aegypti – ciclo de vida, hábitos e locais prováveis de proliferação – e atualizaram informações sobre as três enfermidades transmitidas pelo mesmo vetor.  Entre os tópicos abordados estava a relação da zika com a microcefalia e os cuidados com alunos e funcionários das escolas na prevenção. As principais dúvidas foram sobre a Síndrome de Guillain-Barré, exame laboratorial, possíveis complicações causadas pelo zika vírus no organismo e uso de repelentes.







Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!  (Fonte:  http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php)


Nenhum comentário:

Postar um comentário