sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

CCZ realiza palestra sobre arboviroses em estaleiro






O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) realizou nesta quinta-feira (02/02) palestra sobre arboviroses – em especial, dengue, zika e chikungunya – para funcionários do Estaleiro Aliança, localizado no Barreto. O objetivo foi informar, discutir e esclarecer sobre o que são essas doenças, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento.  

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pela equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) de modo interativo, com explanação temática, apresentação de slide-show e filmes e distribuição de informativos. 

Os participantes receberam e trocaram informações sobre as três principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no momento (dengue, chikungunya e zika), características do mosquito, principais medidas de prevenção e combate ao vetor, e o uso da bactéria Wolbachia no controle do Aedes.  

Para a agente Maria Cristina Crisóstomo, o público demonstrou bastante interesse no assunto abordado: “Os funcionários, bem atenciosos, participaram ativamente com perguntas e colocações. Os questionamentos comuns eram sobre possíveis sequelas da chikungunya, uso do ‘fumacê’, sorotipos da dengue e tempo de vida do mosquito”, avaliou.  

Na oportunidade, muitos solicitaram esclarecimentos sobre a febre amarela, outra importante arbovirose, devido ao surto que está ocorrendo em Minas Gerais.


Equipe envolvida: agentes Antônio Pessoa, Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário