terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Engenho do Mato recebe nova etapa do mutirão contra o Aedes


Criado em 07/02/17  -  Atualizado em 08/02/17



440 casas foram vistorias na ação


Dando continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, da dengue e da chikungunya, a Prefeitura de Niterói realizou nova etapa do mutirão de final de semana na manhã deste sábado (4), no Engenho do Mato. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram a ação da região do Haras até a Rua Itália. 

Cerca de trinta agentes percorreram ruas e vistoriaram casas, utilizando larvicidas para eliminação de possíveis focos do mosquito, além da distribuição de materiais educativos para orientação da população. No total foram 440 imóveis visitados.

O chefe do CCZ, Francisco de Farias Neto, explica que o trabalho contra dengue é intenso e ocorre durante todo ano e que os mutirões tem o objetivo de reforçar as ações e mobilizar a população para o combate ao mosquito.

“A campanha é de intensificação de um trabalho já realizado o ano todo. Os locais atingidos são baseados no estudo que apontam os bairros com maior índice de infestação. A mobilização da população é fundamental para combater possíveis focos do Aedes aegypti”, afirmou.

A dona de casa e moradora da região, Janete Rodrigues, 42 anos, considerou a ação importante e disse ter esclarecido dúvidas com os agentes.

“Recebi interessantes orientações sobre possíveis focos do mosquito e a partir de hoje vou ficar mais atenta a meus vasos de planta, caixa d’água e outros locais da minha casa”, declarou.

No Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) , sistema do Ministério da Saúde que mapeia os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, Niterói apresentou índice de 1,1%, o que significa que a cidade não está dentro das áreas de risco. Mesmo assim, desde o início do verão, já foram realizados mutirões de combate ao mosquito no Viradouro, Morro da União, Martins Torres, Vital Brazil, São Lourenço, Engenho do Mato, Serra Grande e Morro do Boa Vista.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do Devic fiscalizam diariamente imóveis em todas as regiões do município. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o órgão na prevenção e combate aos focos do mosquito nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada região. 













Fonte:  Prefeitura de Niterói
Imagens:  ASCOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.