quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Sala de Espera no PMF Cantagalo aborda o tema Arboviroses






Arboviroses foi o tema da atividade de sala de espera realizada nesta segunda-feira (30/01) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para os usuários dos serviços de saúde do Médico de Família Eva Ramos, bairro Cantagalo.  O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika e chikungunya – e a importância da prevenção.

A ação educativa foi desenvolvida por meio de bate papo interativo, nos moldes de palestra, e distribuição de panfletos.  A agente Patrícia de Oliveira – do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) - falou sobre as três doenças e seus sintomas, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

Na oportunidade, o palestrante discorreu brevemente sobre o projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já implantado na cidade, que consiste na utilização de uma bactéria chamada Wolbachia – que existe naturalmente em mais de 60% dos insetos –, para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.

Os participantes demonstraram interesse no assunto abordado e buscaram esclarecimentos de algumas dúvidas, que incluíam outra importante arbovirose, a febre amarela:  “Muitos apoiaram o projeto da Fiocruz e se comprometeram eliminar os possíveis criadouros em suas residências;  e diante da situação da febre amarela em Minas Gerais, questionaram os critérios da vacinação e expressaram receio de uma possível aproximação do vírus nas cidades”, relatou Patrícia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário