sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Arboviroses é tema de ação educativa no PMF Cantagalo





Arboviroses foi o tema da atividade de sala de espera realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para os usuários dos serviços de saúde do Médico de Família Eva Ramos, bairro Cantagalo.  O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados por essas doenças – em especial, dengue, zika e chikungunya – e a importância da prevenção.

A ação educativa ocorreu no dia 08 de agosto e foi desenvolvida por meio de bate papo interativo, nos moldes de palestra, e distribuição de panfletos.  Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira – do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) - falaram sobre as doenças e seus sintomas, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

“Apresentamos o método da eliminação dos 4As, a importância de destralhar, eliminar os excessos para evitar os criadouros de animais sinantrópicos. Houveram algumas denúncias sobre infestação de roedores em residências do entorno do módulo. Orientamos para que os mesmos procurassem a sala do Supervisor Mauro (CCZ), que fica no próprio módulo, para agendar vistoria de um agente de zoonoses”, relatou Patrícia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.