quinta-feira, 8 de agosto de 2019

CCZ realiza capacitação técnica em controle de roedores no município de Duas Barras




O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do Laboratório de Zoonoses (Labzo) – realizou capacitação técnica em controle de roedores na Policlínica Ambulatorial Dr. Luiz Gonzaga Pagnuzzi Araújo, município de Duas Barras, em 11 de julho.

A atividade se deu em atendimento ao convite das Divisões de Fiscalização Sanitária e de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde de Duas Barras, que promoveu o Curso de Capacitação Técnica em Controle de Animais Peçonhentos e de Roedores nos dias 10 e 11/07, destinado aos técnicos que atuam nos órgãos municipais de Vigilância Sanitária e de Vigilância Ambiental.  O objetivo do evento foi capacitar os profissionais que atuam no controle de roedores e de animais peçonhentos, visando à padronização de ações e o melhor atendimento das demandas da população.

O agente de combate às endemias e biólogo Devylson da Costa Campos (CCZ /Labzo) ministrou o treinamento abordando temas como:  identificação das espécies urbanas de roedores, biologia e comportamento destes animais, abordagem do agente ao morador, inspeção residencial, educação ambiental, e técnicas de manejo dos produtos químicos utilizados para o controle de roedores – histórico e tecnologia empregadas nos grupos químicos cumarínicos desde a primeira metade do século XX até os dias de hoje, tipo de rodenticida cumarínico para cada espécie, o efeito no organismo dos ratos e camundongos, segurança por ingestão acidental. Além da aula teórica, o profissional desenvolveu a prática de campo com os alunos pelas ruas, comércio e terrenos baldios do município.

O curso contou com a participação de mais de 40 funcionários da saúde, não apenas de Duas Barras, mas, também, dos municípios de Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Nova Friburgo, Sumidouro, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro/RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário