sexta-feira, 1 de março de 2024

Mutirão Contra o Aedes aegypti no Morro da Penha


🏛️ A Prefeitura de Niterói está intensificando suas medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade. Na manhã de sexta-feira, 01/03, um mutirão foi realizado no Morro da Penha, onde imóveis foram visitados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Essa ação é parte das estratégias do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue, que envolve as secretarias de Saúde, de Conservação e Serviços Públicos, as Regionais, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Defesa Civil.

Durante a manhã, os agentes do CCZ percorreram a região vistoriando residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, foram instaladas telas em caixas d’água destampadas, que representam locais propícios para a reprodução do mosquito. Equipes da Clin realizaram a remoção de entulhos e materiais inservíveis, que também podem se tornar focos de mosquitos.

Além das ações de combate, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde do CCZ montou um estande educativo, onde realizou atividades de esclarecimento, exposição de maquetes e distribuição de material informativo, orientando os moradores sobre a importância de evitar acúmulo de água parada e sobre as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti.


Ações Diárias

A Prefeitura de Niterói mantém uma equipe de fiscais sanitários dedicada exclusivamente à vistoria de imóveis abandonados que possam propiciar a proliferação dos vetores. Ao longo do ano, as equipes do CCZ realizam um trabalho intenso e rotineiro de prevenção e combate ao mosquito transmissor das arboviroses. Essas atividades cobrem 205 mil imóveis, com planejamento de visitas pelos agentes a cada dois meses. Cerca de 300 servidores estão envolvidos exclusivamente nessas atividades, visitando 5 mil imóveis diariamente.


Método Wolbachia

Outra estratégia adotada pelo Município para combater as doenças é o método Wolbachia, em parceria com a Fiocruz e a WMP Brasil. A Wolbachia é um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti. Quando inserida artificialmente em ovos de Aedes aegypti, reduz a capacidade do mosquito de transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Com a liberação de mosquitos com a Wolbachia, a tendência é que esses mosquitos predominem nos locais, o que deve resultar na diminuição do número de casos associados a essas doenças. 🦟🛡️












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.