sexta-feira, 22 de março de 2024

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARTICIPA DO DIA “D” DE COMBATE À DENGUE DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA

A mobilização nas escolas tem um papel importante na transformação de realidades, pois o conhecimento e a informação são ferramentas poderosas para isso.

O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participou no dia 14 de março do DIA “D” DE COMBATE À DENGUE DA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA, na sede da unidade de ensino, localizada no Morro do Castro, bairro Baldeador.

O IEC atuou com estande educativo, onde desenvolveu explanação temática, exposição de maquetes e distribuição de material informativo. Hugo Costa e Vania São Paio, prestaram informações e orientações sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya.

A ação educativa em saúde teve como objetivo expor o tema de maneira lúdica – como parte da prática pedagógica às palestras sobre arboviroses anteriormente desenvolvidas pelo palestrante Hugo –, chamando a atenção dos estudantes para a importância das medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti, já que mais de 70% dos focos do inseto são encontrados em criadouros no ambiente domiciliar.

No espaço, alunos e professores puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência.  Além disso, foi possível ver como são os ovos, as larvas, as pupas e o mosquito adulto, em tamanho original, em recipientes adequadamente acondicionados (tubitos de vidro).

A participação das crianças foi extremamente ativa e eufórica, interagindo com a equipe o tempo todo e demonstrando interesse em aprender mais e expor o que já sabiam.  O destaque maior ficou por conta da observação ao ciclo evolutivo do mosquito, uma vez que foi novidade e motivo de surpresa para todos.

Após a visita ao estande, algumas turmas, junto aos respectivos professores, realizaram uma caminhada de sensibilização pela rua até o Médico de Família do Baldeador.  No trajeto, exibiram suas peças temáticas (máscaras, viseiras, cartazes, placas), cantaram músicas e distribuíram panfletos aos transeuntes, usuários e funcionários. O intuito foi alertar sobre a dengue e levar conhecimento à comunidade sobre a doença e as formas de prevenção. “A ação movimentou a criançada e deixou seu recado importante para a comunidade: estamos todos unidos contra a dengue”, disse Vania.

Lembrete: A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Isso pode ser feito eliminando água armazenada que pode se tornar um possível criadouro. Exemplos incluem vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas e piscinas sem uso ou manutenção. Até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas que acumulam água parada, devem ser verificados e esvaziados regularmente.



**



**


**


**


**


**



**


**


**



**


**


**


**





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.