quarta-feira, 27 de março de 2024

Pais de alunos da Escola Municipal Vera Lúcia Machado recebem palestra sobre arboviroses e higiene pessoal



Pais de alunos da Escola Municipal Vera Lúcia Machado, no bairro Badu, receberam palestra sobre arboviroses e higiene pessoal promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no sábado, dia 16 de março.

Além de alertar os pais de alunos e responsáveis sobre os perigos à saúde causados pela dengue, zika e chikungunya, a atividade teve como objetivo também provocar uma reflexão sobre o autocuidado e os cuidados com os filhos, promovendo melhoria na saúde física e mental das crianças, prevenindo, assim, diversas doenças.

Como metodologia, houve um bate-papo interativo, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show.  A agente Patrícia de Oliveira abordou os temas com a seguinte pauta: as arboviroses e seus sintomas, as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor; conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e pediculose (tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento). 

A ação educativa em saúde contou com a presença expressiva de 72 pessoas.  “Foi uma troca valiosa. O público foi receptivo e participativo. A diretora geral Aline Souza fez questão de explanar sobre a parceria de muitos anos da equipe do IEC/ CCZ e o projeto de higiene pessoal que realizamos com os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental como método eficaz na prevenção de diversas doenças. Falei a respeito das arboviroses, o mosquito transmissor, sintomas, métodos de combate e prevenção e a importância de manter hábitos saudáveis para manter o corpo capaz de evitar ou combater diversos vírus e bactérias”, relatou Patrícia. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.