Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Família do Sapê receberam palestra sobre caracol gigante africano (Achatina fulica) promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).
A ação educativa em saúde ocorreu dia 26/06 e teve como objetivo, além de informar sobre os perigos do molusco, instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
A equipe do IEC, formada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu diálogo interativo e exibição de slide-show com os participantes, abordando os seguintes assuntos: origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.
“Os ACS’s são novos no ofício e muito interessados em adquirir conhecimentos. Eles participaram muito atentos e com papel e caneta em mãos. Estamos nesses encontros conhecendo cada vez mais a realidade do ambiente em que os moradores residem. Os hábitos de higiene em alguns casos são mínimos. O frequente convívio com roedores e o desconhecimento de algumas práticas de higiene facilitam a transmissão de muitas doenças. Percebemos que os próprios ACS’s desconheciam as doenças transmitidas pelo caracol africano e a forma correta de eliminá-los. Num relato, uma funcionária do módulo revelou que sua cunhada trouxe de Angra dos Reis dois exemplares desse molusco e que atualmente o seu quintal está infestado pelos filhotes dos mesmos”, avaliou a palestrante Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.