sexta-feira, 6 de julho de 2018

Agentes comunitários do PMF do Sapê recebem palestra sobre caracol africano




Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Família do Sapê receberam palestra sobre caracol gigante africano (Achatina fulica) promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).

A ação educativa em saúde ocorreu dia 26/06 e teve como objetivo, além de informar sobre os perigos do molusco, instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.

A equipe do IEC, formada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu diálogo interativo e exibição de slide-show com os participantes, abordando os seguintes assuntos: origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.

“Os ACS’s são novos no ofício e muito interessados em adquirir conhecimentos. Eles participaram muito atentos e com papel e caneta em mãos. Estamos nesses encontros conhecendo cada vez mais a realidade do ambiente em que os moradores residem. Os hábitos de higiene em alguns casos são mínimos. O frequente convívio com roedores e o desconhecimento de algumas práticas de higiene facilitam a transmissão de muitas doenças. Percebemos que os próprios ACS’s desconheciam as doenças transmitidas pelo caracol africano e a forma correta de eliminá-los. Num relato, uma funcionária do módulo revelou que sua cunhada trouxe de Angra dos Reis dois exemplares desse molusco e que atualmente o seu quintal está infestado pelos filhotes dos mesmos”, avaliou a palestrante Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário