sexta-feira, 13 de julho de 2018

Grupo de idosos participa de palestra sobre caracol africano





O grupo de idosos Renascer, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Badu, participou de palestra sobre caracol gigante africano (Achatina fulica) promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  

A ação educativa em saúde ocorreu dia 04/07 em atendimento à solicitação da assistente social Maria das Graças Rodrigues, e teve como objetivo informar sobre os perigos do molusco.

A equipe do IEC, formada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu diálogo interativo e exibição de slide-show com os participantes, abordando os seguintes assuntos: origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.

Durante a palestra as participantes relataram que desconheciam muitas práticas, principalmente a validade da esponja de limpeza de cozinha e seus meios corretos de higienização, e a importância de refrigerar os alimentos assim que estiverem prontos. Todas disseram que não tinham qualquer conhecimento sobre formas de contaminação cruzada.

Segundo Patrícia de Oliveira, o grupo demonstrou considerável interesse pelo tema: “Muitos sofrem em seus quintais com a infestação de caracóis. Todos desconheciam a forma correta de eliminação e de ficaram impressionados com as doenças transmitidas por esses moluscos. Destacamos os cuidados que todos devem adotar para ter um quintal limpo e organizado para evitar a presença desses animais e orientamos quanto à importância da higienização das mãos e dos alimentos”, destacou a palestrante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário