sexta-feira, 20 de julho de 2018

Morcegos com raiva são achados na Zona Sul


Espécie Artibeus é frutífera, típica da região e não oferece riscos a humanos e outros animais


Dois morcegos silvestres diagnosticados com raiva foram encontrados mortos no bairro de São Francisco, na Zona Sul da cidade, na primeira quinzena deste mês. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Fundação Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está realizando o reforço da vacinação nos animais que vivem cerca de 100 metros do local onde os morcegos foram encontrados.

Segundo o CCZ, os morcegos da espécie Artibeus foram encaminhados para o laboratório de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), que diagnosticou o vírus. Para garantir o bem-estar dos moradores, o órgão emitiu um alerta no bairro e vem orientando os cidadãos sobre a importância de imunizar cães e gatos domésticos contra a doença, tendo em vista que a área é uma região de mata onde vivem muitos animais silvestres.

Ainda de acordo com o CCZ, a espécie de morcego Artibeus é frutífera, típica da região fluminense e não oferece riscos a humanos ou a outros animais. Além disso, desde 1980 a raiva é uma doença controlada no município. No entanto, ainda podem ocorrer casos isolados em animas silvestres.

A prefeitura esclarece que disponibiliza vacinação antirrábica animal de segunda a sexta, em horário comercial, no Campo de São Bento e no Horto do Barreto. O órgão também informa que, ao encontrar um morcego morto, o cidadão não deve tentar pegar o animal ou permitir que cães e gatos tenham contato com a espécie. A orientação é que os moradores acionem o CCZ pelo telefone (21) 99639-4251 (Sem Whatsapp). O cidadão que tiver contato com o animal morto deve procurar uma unidade de saúde. 


POSTOS FIXOS DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL EM NITERÓI:


ARTIGO:
Raiva em morcego não hematófago em área urbana do Município de Niterói – RJ


MATÉRIA:
O que é a Raiva ?




Fonte do Texto:  Jornal O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário