segunda-feira, 2 de julho de 2018

Educação em Saúde fala sobre manipulação de alimentos para agentes comunitários


Na última segunda-feira (25/06), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou a palestra ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’ para agentes comunitários de saúde no Programa Médico de Família do Matapaca.

A atividade teve o objetivo de informar a respeito dos procedimentos adequados à manipulação de alimento que beneficiam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor e também instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.

Ministrada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a atividade desenvolveu-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show. Em pauta, foram abordados os seguintes tópicos: conhecendo os erros na cozinha; como implantar as boas práticas; meios de contaminação; alimentos de maior risco; contaminação cruzada; sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); higienização; além de algumas orientações sobre tempo e temperatura dos alimentos.

Segundo Patrícia, o tema teve excelente aceitação por parte do público: “Os agentes gostaram muito, participando com relatos e apresentação de dúvidas, e demonstraram surpresa com os conhecimentos adquiridos. A prática dos ACS’s de conhecerem o cotidiano dos usuários facilitará nas orientações quantos os hábitos inadequados que facilitam as doenças transmitidas por alimentos”, avaliou a palestrante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário