terça-feira, 19 de junho de 2018

Educação em Saúde fala sobre caracol gigante africano no PMF Maceió





Com o objetivo de informar sobre os perigos do caracol gigante africano (Achatina fulica) e instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra no Programa Médico de Família João Sampaio, bairro Maceió, na última quarta-feira (13/06).

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu diálogo interativo e exibição de slide-show com os participantes, funcionários do PMF, abordando os seguintes assuntos: origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.

Segundo os palestrantes, o público relatou desconhecer a forma de combate ao caracol: “Para nossa surpresa, todos os funcionários que participaram da palestra disseram que desconheciam o método mecânico de combate ao molusco”, relatou Patrícia de Oliveira. 

Para os profissionais de educação em saúde, o grupo tem se mostrado mais aberto à exposição de dúvidas a cada palestra, e isso facilita tanto o trabalho do IEC como o trabalho dos colaboradores com os usuários. “Ficou notório que o grupo está mais à vontade para questionar e dirimir dúvidas referentes aos temas propostos. A maioria dos agentes comunitários de saúde mora no entorno do modulo e sofre as mesmas dificuldades que os usuários. Esses encontros mais intimistas estão promovendo a chance deles externarem situações difíceis que também ocorrem em suas próprias residências. Baseada nessa confiança estamos conseguindo junto com eles encontrar soluções cabíveis”, avaliou Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.