segunda-feira, 11 de junho de 2018

Agentes comunitários de saúde do PMF Cantagalo recebem palestra sobre arboviroses



Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Haidée Santamaria I, em Cantagalo, receberam na última quarta-feira (06/06) palestra sobre arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya e febre amarela urbana) promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

A ação educativa em saúde teve o objetivo de instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.

Como forma de desenvolver a atividade, Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, realizaram diálogo interativo com exibição de slide-show.  A abordagem do tema contemplou os seguintes assuntos: histórico e conceito das arboviroses, sintomas, comportamento do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais criadouros do inseto, distribuição de casos da doença no município, e métodos de controle do vetor de transmissão. 

Segundo a equipe do IEC, a participação dos agentes foi surpreendente. “Foram bastante participativos, relataram o sofrimento de alguns usuários com a cronicidade da febre de chikungunya. Um agente relatou que até hoje sofre com os sintomas da doença e que as informações transmitidas na palestra coincidem com os sintomas que ainda persistem mesmo depois de quatro meses da manifestação da doença. A troca de experiência foi bastante enriquecedora”, avaliou a palestrante Patrícia de Oliveira. 

O grupo solicitou o tema Raiva para o próximo encontro que será dia 20/06.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.