Agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Haidée Santamaria I, em Cantagalo, receberam na última quarta-feira (06/06) palestra sobre arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya e febre amarela urbana) promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
A ação educativa em saúde teve o objetivo de instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
Como forma de desenvolver a atividade, Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, realizaram diálogo interativo com exibição de slide-show. A abordagem do tema contemplou os seguintes assuntos: histórico e conceito das arboviroses, sintomas, comportamento do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais criadouros do inseto, distribuição de casos da doença no município, e métodos de controle do vetor de transmissão.
Segundo a equipe do IEC, a participação dos agentes foi surpreendente. “Foram bastante participativos, relataram o sofrimento de alguns usuários com a cronicidade da febre de chikungunya. Um agente relatou que até hoje sofre com os sintomas da doença e que as informações transmitidas na palestra coincidem com os sintomas que ainda persistem mesmo depois de quatro meses da manifestação da doença. A troca de experiência foi bastante enriquecedora”, avaliou a palestrante Patrícia de Oliveira.
O grupo solicitou o tema Raiva para o próximo encontro que será dia 20/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.