quarta-feira, 6 de junho de 2018

Educação em Saúde realiza palestra para agente comunitários do PMF Matapaca




Nesta segunda-feira (04/06) o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou palestra sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana) no Programa Médico de Família Abelardo Ramirez, em Matapaca.

A atividade teve o objetivo de instruir os agentes comunitários de saúde para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na área atendida pelo PMF.

Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a ação teve como metodologia o diálogo interativo com exibição de slide-show, e abordou os seguintes temas: histórico e conceito das arboviroses, sintomas, características e comportamento do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais criadouros do inseto, distribuição de casos da doença no município, e métodos de controle do vetor de transmissão. 

“A participação foi bastante ativa. Percebemos que, por ser um grupo mais intimista, facilitou a exposição de dúvidas antigas. A troca de experiência foi bastante enriquecedora. Fomos informados pelos ACS’s a respeito do caso de um morador que, ao ser denunciado anonimamente,  além de eliminar todos os criadouros, se tornou parceiro dos agentes. Eles também relataram que existem situações antigas na localidade que ainda prejudicam a prevenção e o combate ao Aedes aegypti. Sugerimos, para esses casos, abertura de processo perante o Departamento de Vigilância Sanitária”, relatou a palestrante Patrícia de Oliveira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.