Sensibilizar membros e fiéis, informando, discutindo e esclarecendo sobre o que são as arboviroses, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento. Esse foi o objetivo da palestra realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ)– através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – na Igreja Nova Vida de Pendotiba na última segunda-feira (28/05).
A ação educativa em saúde se deu por meio de diálogo interativo e apresentação de slide-show. Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira colocaram em pauta os temas: arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana) e seus sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, a desmistificação da questão equivocada da relação dos macacos com a transmissão direta da febre amarela em humanos, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti) e principais medidas de prevenção ao vetor.
Segundo Patrícia de Oliveira, a atividade foi bastante produtiva: “O público participou com entusiasmo. Ouvimos sugestões de atendimento relacionadas à unidade de saúde local. Contamos com total apoio do Pastor Ronaldo Bom, que demonstrou ser muito consciente quanto às responsabilidades de um cidadão e cristão no que diz respeito às adoções de práticas para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti”, ponderou.
A palestra foi um convite da agente comunitária de saúde Viviane Oliveira da Costa, do Programa Médico de Família do Badu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.