sexta-feira, 8 de junho de 2018

CCZ promove palestra sobre importância da higiene hospitalar




Nesta segunda e terça-feira (04 e 05/06) o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu a palestra ‘A Importância da Higiene Hospitalar’ para profissionais da área de higienização e limpeza do Hospital Municipal Carlos Tortelly, no bairro de Fátima.

Realizada no auditório Nelly Cantelmo, do hospital, a ação educativa em saúde teve o objetivo de sensibilizar a equipe a valorizar o próprio trabalho, entendendo a suma importância deste para o funcionamento positivo da instituição. A atividade também reforçou informações e uniformizou conceitos de higienização hospitalar.

Para tornar a abordagem do tema mais interativa e dinâmica, a agente Daniele Caviare realizou bate-papo, nos moldes de debate. Infelizmente não foi possível utilizar o projetor multimídia do local.

O conteúdo programático compreendeu os seguintes assuntos: diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização; área crítica, semicrítica e não crítica; princípios da limpeza concorrente e terminal; medidas de higiene e precaução à contaminação; equipamentos de proteção individual (EPI);  orientação na lavagem das mãos; e a importância dos colaboradores de higienização no controle das infecções.

Segundo a palestrante, os colaboradores foram bem participativos e apresentaram várias dúvidas. “Foi muito satisfatório, superou expectativas. Eles interagiram o tempo todo com relatos e questionamentos e se sentiram a vontade para expor suas dificuldades inerentes à profissão, especialmente o número insuficiente de funcionários para dar conta do serviço. As mulheres, em especial, se interessaram em saber por que as unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base, os dedos sem adorno (anéis), e também porque não podem usar maquiagem".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.