quarta-feira, 6 de junho de 2018

Agentes comunitários do PMF Maceió recebem palestra sobre pediculose


Em atendimento à solicitação do Programa Médico de Família João Sampaio, bairro Maceió, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realizou palestra sobre o tema Pediculose para o quadro de agentes comunitários de saúde da unidade na última quarta-feira (30/05).

Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a ação educativa em saúde teve como metodologia o diálogo interativo com exibição de slide-show e vídeos, e discutiu os seguintes tópicos: tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento. 

A atividade teve como objetivo preparar os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas que exercem, pois eles vêm observando que existem crianças que sofrem com pediculose na comunidade atendida pelo PMF. “A abordagem do tema foi bem interessante, pois a instrução nos possibilitou saber que a recomendação dada aos moradores pelos agentes estava mais voltada para o uso de medicamentos. Notamos que os participantes se interessaram em conhecer o uso do vinagre diluído em água para facilitar a remoção de lêndeas e o uso contínuo do pente fino. Ressaltamos esses e outros métodos de prevenção e também os possíveis problemas causados pela infestação de piolhos numa criança, como baixa no rendimento escolar, bullying e até anemias”, avaliou a palestrante Patrícia de Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.