sexta-feira, 22 de junho de 2018

Engenhoca recebe ação contra Aedes aegypti





A Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) realizou nesta quarta-feira (20/06) uma ação na Praça da Paz, Engenhoca, para alertar a população sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Com atividades lúdicas e distribuição de material informativo, foi possível abordar temas como a importância de evitar o acúmulo de água parada e focos do mosquito que pode transmitir dengue, zika, chikungunya. A iniciativa faz parte das ações dos Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações de combate ao mosquito, elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

Cerca de 30 agentes de zoonoses realizaram vistoria em residências do bairro em busca de focos do mosquito, no combate da leptospirose e na desratização. “O cuidado não deve ser só no verão. As pessoas precisam ter a rotina diária de tirar 10 minutos do dia para averiguar se sua casa não tem focos de mosquito”, alertou o chefe do Setor de Controle de Vetores (Secov), Fernando Conceição.

A dona de casa Lourdes Maria, que caminhava pela praça, elogiou a presença e atuação da equipe da FMS: “Na minha casa, procuro sempre estar cuidando de tudo para evitar que apareçam focos do mosquito. É importante que todos tenham essa consciência”, disse.

O Comitê Regional Zona Norte de Arboviroses é um grupo multiprofissional formado pelas unidades de saúde da região, como a Policlínica João Vizella, no Barreto, e módulos de Médico de Família, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), secretarias regionais, associações de moradores, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Educação.














Fonte:  Prefeitura de Niterói
Imagens:  Comitê Regional Zona Norte de Arboviroses


Nenhum comentário:

Postar um comentário